terça-feira, 9 de julho de 2019

Matadouro Público de Timbaúba é alvo de nova interdição


      Depois de receber da Promotoria de Justiça local a primeira ordem de interdição, na semana passada, por violação da legislação sanitária, o Matadouro Público de Timbaúba sofreu a primeira interdição feita pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO). Nesta terça-feira, atendendo outra determinação do Ministério Público, o mesmo matadouro teve seus portões lacrados pela CPRH, Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por inadequação ambiental.
      Desde 2011, o equipamento vinha recebendo recomendações do Ministério Público (MP) para sanar os problemas que se apresentavam na infraestrutura e no controle de poluição do meio ambiente. Em 2017, o promotor Dr. João Elias estipulou novos prazos para o cumprimento das exigências, visando tratar-se do início de uma nova gestão. Em 2018, esses prazos foram renovados, mas nenhuma medida apresentada pela prefeitura foi capaz de conseguir as licenças dos órgãos fiscalizadores até o momento. A situação se tornou mais crítica porque o prefeito assinou um documento (TAC), se comprometendo a regularizar a situação do matadouro e, simplesmente, não deu importância aos compromissos.
      Logo em seguida a primeira interdição, o prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto, em reunião no MP e na presença do promotor de justiça, dos marchantes e trabalhadores do matadouro, disse que entraria com um mandato de segurança para garantir o restabelecimento das atividades do matadouro, mesmo sem fazer as reformas necessárias. Porém, até o momento, nada foi resolvido. E com a nova interdição, a situação ficou ainda mais complicada. Desde a última sexta-feira os animais estão sendo abatidos no Matadouro de Macaparana, muito embora a recomendação do Dr. João Elias seja de que os abates se realizem no abatedouro regional de Itambé, que foi vistoriado por ele próprio, e está com todas as licenças em ordem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça obriga prefeitura de Timbaúba a colocar de volta as tendas da Caixa Econômica e Lotérica da cidade

Ulisses Felinto Filho O juiz da 2ª Vara de justiça da Comarca de Timbaúba, Dr. Danilo Felix Azevedo, concedeu liminar em resposta a Ação Civ...