A convite da Embaixada Americana, o promotor de justiça de Timbaúba, Dr. João Elias, está em Botswana, na África, até o próximo dia 13 de julho, participando de um curso sobre Combate ao Crime Organizado. Foram convidados oito brasileiros para o treinamento, sendo Dr. João Elias o único promotor de justiça. A delegação brasileira fará sua exposição na quarta feira, dia 10/07, quando o membro do Ministério Público de Pernambuco discorrerá sobre a persecução penal na fase judicial.
O evento está sendo realizado no Internacional Law Enforcement Academy (ILEA), que significa Academia Internacional de Aplicação da Lei, de Botswana, uma das academias internacionais de polícia administradas pelo Departamento de Estado dos EUA, onde a polícia americana pode instruir a polícia local dos países participantes em contraterrorismo, interdição de narcóticos, detecção de documentos fraudulentos e práticas de controle de fronteira. Elas existem desde e atuam como um meio de reunir a aplicação da lei internacional para reduzir o crime, combater o terrorismo e compartilhar conhecimento e treinamento.
Treze órgãos federais de aplicação da lei atuam nas ILEAs, entre elas as agências DSS, DEA, ATF, FBI, ICE, FLETC, DOI, IRS-CI. Instrutores e agentes ativos ministram cursos sobre temas como segurança física para instalações, investigações transnacionais, investigações pós-explosão, combate ao tráfico de animais silvestres, anticorrupção, tráfico ilícito de drogas, lavagem de dinheiro e financeiros, terrorismo e tráfico de pessoas. O ILEA fornece um currículo básico de gerenciamento e instrução técnica para os gerentes de justiça criminal para desenvolver uma cooperação eficaz na aplicação da lei, ao mesmo tempo em que aprimora as habilidades das instituições de justiça criminal de cada país para reprimir o crime transnacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário