sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Macaparanense recebe homenagem da Maçonaria em Timbaúba


    A Maçonaria Obreiros do Norte, de Timbaúba, realizou no dia 19 de dezembro de 2012 uma reunião aberta para homenagear três cidadãos de expressiva conduta no campo filantrópico da região: o médico timbaubense Milton Cândido, a Irmã Franciscana Elisa e o empresário macaparanense Edvaldo Leite. A indicação de Edvaldo foi feita pelo também empresário local Roberto Coutinho, da Macabel. Amigos e familiares de Edvaldo Leite compareceram a solenidade para prestigiarem a homenagem.
     O venerável Luciano Lira convidou Roberto Coutinho para fazer a apresentação e entrega da placa de honra ao mérito ao homenageado. Roberto fez a seguinte explanação:
     “É com sentimento de muita alegria que venho aqui hoje, homenagear a pessoa de Edvaldo Leite, cidadão macaparanense, que sempre teve o prazer de servir aos seus irmãos mais carentes.
     Edvaldo cursou o Ensino Fundamental na Escola Creusa de Freitas Cavalcanti, em Macaparana, chegando a se formar em 1974. No ano seguinte, foi cursar o 2° grau na capital pernambucana, e logo nos primeiros meses do ano constatou a necessidade de uma casa de estudantes em Recife, para atender seus conterrâneos mais carentes que ali estudavam.
     Na ocasião, procurou o então prefeito de Macaparana, o saudoso Ari de Morais Andrade, e este se mostrando sensível a causa, atendeu a sugestão do homenageado, inaugurando a primeira casa de estudantes macaparanenses na capital pernambucana em 1976. Edvaldo Leite foi o primeiro presidente da casa no período de 1976 a 1978, contribuindo com o sonho de muitos macaparanenses, beneficiados com a oportunidade de se graduar em nível superior.
   Quando voltou a morar em Macaparana, Edvaldo foi convidado pela Agência do Banco do Brasil local para fazer parte do Comitê da Cidadania, oportunidade em que sugeriu a construção do Lar dos Idosos Cândida da Cunha Pedrosa. A ideia foi acolhida por toda a comissão, sendo promulgada para, em dezembro de 1989, acontecer a inauguração da referida casa que hoje atende 28 idosos.
     Como presidente do Lar dos Idosos, Edvaldo junto a comunidade macaparanense, conseguiu construir o Centro de Convivência dos Idosos José Inácio Filho, onde os internos têm um convívio com a natureza e com outras pessoas da comunidade.
     Também foi dele, a iniciativa de criar o Lar da Criança e do Adolescente Nossa Senhora do Amparo, em 2001. Instituição que atende aproximadamente 80 crianças e adolescentes macaparanenses, com projetos de reforço escolar, pintura, bordado e croché. Sob seu comando, está sendo construida a sede própria da instituição em Macaparana.
      Edvaldo também é o coordenador da equipe de construção civil e engenharia financeira na reconstrução da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, que desabou em 2011. A obra deve ser concluida até o final deste ano.
     As atitudes de Edvaldo Leite são semelhantes à de um maçom, que tem sempre como objetivo ajudar ao próximo. Em nome de todos os macaparanenses e da Loja Maçônica Obreiros do Norte número 7, cujo lema é Igualdade, Fraternidade e Liberdade, quero agradeço a Edvaldo Leite pelos serviços prestados à nossa comunidade, muito obrigado”.
      Edvaldo recebeu a comenda e fez um discurso de agradecimento, externou sua emoção e prometeu continuar realizando cada vez mais ações em prol do seu semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça obriga prefeitura de Timbaúba a colocar de volta as tendas da Caixa Econômica e Lotérica da cidade

Ulisses Felinto Filho O juiz da 2ª Vara de justiça da Comarca de Timbaúba, Dr. Danilo Felix Azevedo, concedeu liminar em resposta a Ação Civ...