quinta-feira, 13 de junho de 2019
Inspeção (Parte 9): Promotoria de Justiça de Timbaúba procedeu a inspeção no sistema de fornecimento de água aos moradores do Distrito de Catucá
O Distrito de Catucá também teve seu sistema de distribuição de água inspecionado pelo Ministério Público. A inspeção foi realizada no último dia 05 (quarta feira) pelo Promotor de Justiça, Dr. João Elias.
Nessa inspeção o promotor averiguou que a comunidade é abastecida por dois sistemas, um implantado pelo Banco Mundial, através do PRORURAL, em convênio com a associação de moradores da localidade e outro pela Prefeitura Municipal.
O primeiro é composto por um poço artesiano, um poço amazonas, ambos equipados com motores-bombas submersos, duas caixas d'água (de 25 e 20 mil litros, respectivamente) e rede de encanação para as residências e estabelecimentos comerciais. A associação de moradores administra esse sistema e cobra R$ 15,00 por ponto de atendimento, sendo dez reais pelo fornecimento de água e cinco como taxa administrativa da associação.
O sistema foi implantado há quase dois anos, com previsão de instalação dos equipamentos de filtragem e tratamento da água em uma segunda fase do projeto. No momento a agua é fornecida da forma como é retirada dos poços.
O segundo sistema, implantado e mantido pela gestão municipal é composto por dois poços artesianos, um ao lado da lavanderia pública e outro ao lado do mercado público. Esse sistema não tem rede de encanação para as residências. Por motores bombas, a água é captada para 5 caixas d'água (duas ao lado da lavanderia, uma atrás do colégio municipal, uma próximo à quadra de esporte e outra ao lado do mercado público). O poço ao lado do mercado atende exclusivamente o mercado e a caixa d'água instalada ao seu lado.
A comunidade acessa a água desse sistema diretamente em torneiras instaladas nas referidas caixas. Também não existe filtragem e nem tratamento dessa água, contudo não há pagamento pelo uso.
As informações sobre ambos sistemas e sua derivações foram apresentadas ao promotor de justiça pelo subprefeito, Marcelo Felinto de Lima, pelo operador dos sistemas, Nivaldo Antônio Melquíades, e pelo representante da associação de moradores, Marcelo Severino Gonçalves Barbosa.
"Apesar de ambos sistemas serem inadequados, devido a inexistência de tratamento da água, visualmente, esses foram os melhores sistemas, dentre os que atendem os distritos já inspecionados!", comentou Dr. João Elias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Justiça obriga prefeitura de Timbaúba a colocar de volta as tendas da Caixa Econômica e Lotérica da cidade
Ulisses Felinto Filho O juiz da 2ª Vara de justiça da Comarca de Timbaúba, Dr. Danilo Felix Azevedo, concedeu liminar em resposta a Ação Civ...
-
A convite da Embaixada Americana, o promotor de justiça de Timbaúba, Dr. João Elias, representou o Ministério Público brasileiro ...
-
O Promotor de Justiça, Dr João Elias, Curador da Infância e Juventude de Timbaúba, responsável pela fiscalização do processo de es...
Nenhum comentário:
Postar um comentário