quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Galo da Madrugada vai desfilar com 25 trios elétricos no sábado


      Os últimos detalhes do desfile do Galo da Madrugada foram apresentados na manhã desta quarta-feira (6), no Palácio Enéas Freire, sede do Galo, no bairro de São José. Foram divulgadas a programação completa e a ordem dos 25 trios elétricos que vão desfilar no sábado (9).
      Os 25 trios elétricos, dois minitrios, duas freviocas e 12 carros de apoio vão percorrer cinco quilômetros. Eles partem da Travessa do Forte, próximo ao Forte das Cinco Pontas, e completam o trajeto na Rua do Sol (sentido Praça da República), no bairro de Santo Antônio. As atrações serão dispersadas na Praça da República, Rua do Imperador e Cais José Estelita. A previsão da organização é de que o roteiro dure entre cinco e nove horas, pelas ruas do centro do Recife.

Rômulo Meneses pediu que os cantores toquem
frevos novo, durante o desfile 
(Foto: Manoel Filho/G1)

      “Tudo pronto ainda não está. Ainda há alguns detalhes que só podem ser acertados na sexta-feira e no sábado, como os semáforos, que só serão removidos na sexta-feira, e o bloqueio de todas as ruas do percurso. Além disse, é quando a gente prepara os trios, vai colocá-los em ordem, prontos para o sábado”, contou o presidente do Galo, Rômulo Meneses.
      Uma das novidades deste ano são os 20 bonecos articulados. Neles, estão retratadas figuras do carnaval do Estado. Os carros alegóricos vão simular embarcações e lembram as lendas e riquezas do Rio São Francisco – tema do desfile deste ano. Um dos carros vai trazer Iara, conhecida como a Mãe D'água. Alguns artistas já são tradicionais no desfile, como Gustavo Travassos, André Rio, Quinteto Violado, Ed Carlos, Nena Queiroga, Elba Ramalho, Nonô Germano, Almir Rouche, entre outros. A música clássica também ganhou espaço, este ano, e traz como representante o violinista Israel de França.
       Durante a coletiva, o presidente Rômulo Meneses pediu para que os cantores tocassem frevos recentes. “Existe um esforço grande de renovação de músicos, cantores e compositores. O que falta é divulgar. A nossa orientação é que os próprios cantores, quando forem se apresentar, cantem os frevos novos, não só os antigos, para que o frevo volte a ter status nas rádios”, pediu Rômulo. “A gente espera fazer um desfile muito tranquilo, cheio de alegria, como sempre foi. Esperamos mais de 2 milhões de foliões para, mais uma vez, engrandecer o carnaval do Recife”, completou o presidente.

Fonte: G1

Carnaval de Timbaúba será focado nas atrações da cultura regional


      Este ano, por conta dos cortes nos repasses de verba para o município, a Prefeitura de Timbaúba deu “preferência” a apoiar a cultura de Pernambuco, apresentando a maioria das atrações voltadas para o frevo e as marchinhas. “Como a população sabe, o que torna o Carnaval uma festa cara são as contratações de trios elétricos, bandas baianas e toda a infraestrutura que envolve essas atrações”, declarou a assessoria do prefeito Marinaldo Rosendo, em programa de rádio na Nova Timbaúba FM.
      Dessa forma, o Carnaval de Timbaúba não terá as chamadas atrações de peso, mas contará com nomes que fazem a alegria dos foliões durante o ano inteiro, como o popular Rei do Brega, Reginaldo Rossi, que promete esquentar a terça-feira gorda com os seus grandes sucessos de brega e muito frevo.
      Outros nomes conhecidos do Estado também passarão pela cidade nesse Carnaval, entre eles Almir Rouche, Ed Carlos, Marrom Brasileiro e André Rio, O tradicional Concurso de Boi de Carnaval, Encontro de Caboclinhos, Escolas de Samba e desfile dos blocos tradicionais serão mantidos. Além disso, os artistas da terra terão oportunidade de mostrarem seu trabalho nesse Carnaval: Orquestra da Euterpina, Mahatman, Banda 1° de Novembro, Rogério Falcão, Ricardo Alex e Edson Alves, que por sinal, produziu um CD de marchinhas este ano.
      Para não fechar sem uma atração baiana, a Prefeitura confirmou para a noite do sábado de Zé Pereira, o cantor Jamil. Confira a programação completa do Carnaval de Timbaúba 2013.

PROGRAMAÇÃO 
- 03/02
12h - Bloco As Piruas
- 09/02
20h30 - Orquestrão com Zé Pereira
22h30 - Jamil – Arrastão no Trio Elétrico pelas ruas centrais da cidade.
- 10/02
15h - Concurso de Boi
18h - Encontro Caboclinhos, Escolas de Samba e Blocos Tradicionais
20h30 - Salto 15
- 11/02
21h - Coelhão com Almir Rouche
- 12/02
17h - Bloco Schin

Polo Multicultural
- 09/02
21h - Euterpina
23h – Mahatman
- 10/02
16h – 1° de Novembro
18h30 – Euterpina
21h – Amarula
23h – Ed Carlos
- 11/02
16h – Fadas Magrinhas
18h30 – Maestro Lima Neto
21h – Pé de Cará
23h – 1° de Novembro
- 12/02
16h – Orquestra Capa Bode
18h30 – Marrom Brasileiro
21h – André Rio
23h – Reginaldo Rossi

Polo Machinha
- 10/02
16h – Getulio Cavalcanti
18h30 – Rogério Falcão
21h – Ricardo Alex
- 11/02
16h – Edson Alves
18h30 – Rogério Falcão
21h – Alvorada
- 12/02
16h – Edson Alves
18h30 – Ricardo Alex
21h – Rogério Falcão

Rádio Aliança FM comemora 10 anos de sua fundação


      No dia 10 de Janeiro, a Associação Cultural e Comunitária Aliança FM completou 10 anos de fundação. Nesse período, a entidade tem prestado um relevante serviço de utilidade pública à comunidade aliancense. O atual presidente, José Marçal da Silva, tem desempenhado o papel de gestor e locutor com bastante eficiência, mantendo a emissora com uma programação variada e, sobretudo, ligada aos assuntos locais.
      A grade de programação do Ano 10 da FM 98,5 conta com o Bom dia Aliança, programa vespertino recheado de música regional e notícias; A Manhã é Nossa, um programa dedicado a dona de casa e aos trabalhadores de modo geral, com muita música, dicas e informações; Tarde Vip, que trás a faixa jovem das músicas do momento, utilidade pública e prestação de serviço; Tome Forró, o programa mais regional da emissora; e programação evangélica, com mensagens, palestras e informações religiosas.
      A rádio entra no ar às 6h e encerra a programação às 19h. No quadro de locutores estão: Aluísio Almeida, Valério Dias, Jonas Almeida, Marçal Silva e Regis Pereira. E-mail para contato: aliancafm@hotmail.com.br; Telefone: 81.3637-1519. Site: www.aliancafmpe.com.br

Marcus Accioly - 70 anos a serviço da cultura pernambucana


      No último dia 21 de janeiro, o escritor Marcus Morais Accioly completou 70 anos de vida. Poetas, jornalistas e professores de todo o Brasil comemoraram a data fazendo referência ao mestre Accioly em jornais, revistas, blogs e salas de aula. Em Aliança, onde o escritor nasceu no ano de 1943, no Engenho Laureano, o seu nome é tema de reportagem e mote para a composição de dissertações na grade curricular dos estudantes da rede pública e privada.
      Marcus Accioly passou a infância em Aliança, dividido entre os engenhos Laureano e Jaguaraba, propriedades dos seus avós, e a casa dos pais, no Recife, no bairro de Campo Grande. Concluiu o ginasial no Colégio Americano Batista. Graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, e Pós-Graduou-se em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco, onde ministrou aulas até sua aposentadoria.
      Foi integrante da Geração 65 e do Movimento Armorial. Membro da Academia Pernambucana de Letras, na qual ocupa a cadeira 19, que tem como patrono Paulo Arruda, tendo sido eleito no dia 24 de Janeiro de 2000 e empossado no dia 26 de outubro do mesmo ano.
      Durante o mandato de Itamar Franco, foi secretário Executivo do Ministério da Cultura durante o ministério de Antônio Houaiss, tendo, em ocasiões de ausência do ministro, assumido várias vezes o cargo.
Atualmente, prossegue em sua produção literária tendo dez livros inéditos, e contribui para o Jornal do Commercio com artigos de opinião, publicados quinzenalmente às quintas-feiras. Faz parte do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco como conselheiro emérito e do qual é seu atual presidente.
     Entre suas principais obras literárias estão: Cancioneiro (1968); Nordestinados – poemas-canção (1971); Xilografia (1974); Sísifo (1976); Poética (1977); Ó(de)Itabira (1980); Narciso (1984); Íxion (1986); Guriatã (1986); Para(ti)nação (1986); Poética-Popular; Érato Latinoamérica; Louvação & Incelença; O Exílio da Canção.
      Os críticos literários o tratam como sendo um domador de palavras. Como se fizesse uma coreografia de todos os ritmos com a expressão verbal num fascínio de todos os jogos que a boa retórica, antiga e moderna, oferece aos autores.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Macaparanense recebe homenagem da Maçonaria em Timbaúba


    A Maçonaria Obreiros do Norte, de Timbaúba, realizou no dia 19 de dezembro de 2012 uma reunião aberta para homenagear três cidadãos de expressiva conduta no campo filantrópico da região: o médico timbaubense Milton Cândido, a Irmã Franciscana Elisa e o empresário macaparanense Edvaldo Leite. A indicação de Edvaldo foi feita pelo também empresário local Roberto Coutinho, da Macabel. Amigos e familiares de Edvaldo Leite compareceram a solenidade para prestigiarem a homenagem.
     O venerável Luciano Lira convidou Roberto Coutinho para fazer a apresentação e entrega da placa de honra ao mérito ao homenageado. Roberto fez a seguinte explanação:
     “É com sentimento de muita alegria que venho aqui hoje, homenagear a pessoa de Edvaldo Leite, cidadão macaparanense, que sempre teve o prazer de servir aos seus irmãos mais carentes.
     Edvaldo cursou o Ensino Fundamental na Escola Creusa de Freitas Cavalcanti, em Macaparana, chegando a se formar em 1974. No ano seguinte, foi cursar o 2° grau na capital pernambucana, e logo nos primeiros meses do ano constatou a necessidade de uma casa de estudantes em Recife, para atender seus conterrâneos mais carentes que ali estudavam.
     Na ocasião, procurou o então prefeito de Macaparana, o saudoso Ari de Morais Andrade, e este se mostrando sensível a causa, atendeu a sugestão do homenageado, inaugurando a primeira casa de estudantes macaparanenses na capital pernambucana em 1976. Edvaldo Leite foi o primeiro presidente da casa no período de 1976 a 1978, contribuindo com o sonho de muitos macaparanenses, beneficiados com a oportunidade de se graduar em nível superior.
   Quando voltou a morar em Macaparana, Edvaldo foi convidado pela Agência do Banco do Brasil local para fazer parte do Comitê da Cidadania, oportunidade em que sugeriu a construção do Lar dos Idosos Cândida da Cunha Pedrosa. A ideia foi acolhida por toda a comissão, sendo promulgada para, em dezembro de 1989, acontecer a inauguração da referida casa que hoje atende 28 idosos.
     Como presidente do Lar dos Idosos, Edvaldo junto a comunidade macaparanense, conseguiu construir o Centro de Convivência dos Idosos José Inácio Filho, onde os internos têm um convívio com a natureza e com outras pessoas da comunidade.
     Também foi dele, a iniciativa de criar o Lar da Criança e do Adolescente Nossa Senhora do Amparo, em 2001. Instituição que atende aproximadamente 80 crianças e adolescentes macaparanenses, com projetos de reforço escolar, pintura, bordado e croché. Sob seu comando, está sendo construida a sede própria da instituição em Macaparana.
      Edvaldo também é o coordenador da equipe de construção civil e engenharia financeira na reconstrução da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, que desabou em 2011. A obra deve ser concluida até o final deste ano.
     As atitudes de Edvaldo Leite são semelhantes à de um maçom, que tem sempre como objetivo ajudar ao próximo. Em nome de todos os macaparanenses e da Loja Maçônica Obreiros do Norte número 7, cujo lema é Igualdade, Fraternidade e Liberdade, quero agradeço a Edvaldo Leite pelos serviços prestados à nossa comunidade, muito obrigado”.
      Edvaldo recebeu a comenda e fez um discurso de agradecimento, externou sua emoção e prometeu continuar realizando cada vez mais ações em prol do seu semelhante.

Juventude e Renovação na Câmara de Macaparana


      Com uma trajetória política meteórica, o jovem Adaias Lucena dos Santos JR, 20 anos, em menos de seis meses deixou de ser um simples estudante de Direito para se tornar presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Macaparana. Primeiro, ele foi apresentado como candidato a vereador pelo PTB na Coligação Macaparana no Rumo Certo, em junho de 2012. Depois de uma campanha eleitoral construída com propostas inovadoras, principalmente para a juventude macaparanense, JR foi eleito o 5º vereador mais votado do município, com 612 votos.
      Preste a se formar em Direito na Faculdade de Timbaúba e estagiando no escritório de seu pai, onde presta serviços previdenciários, JR entendeu que poderia contribuir de uma forma mais atuante com o desenvolvimento de Macaparana. Inicialmente o seu pensamento estava voltado para a criação de maiores oportunidades para a juventude. Depois percebeu que era preciso haver uma renovação na mentalidade política, pois só assim o município acompanharia o desenvolvimento que aflora no Estado de Pernambuco. Dessa forma, montou sua campanha defendendo a juventude e a renovação, um slogan que é a marca registrada de sua ascensão política.
      No dia 1º de janeiro, os ideais de JR foram absorvidos pelo grupo político do qual faz parte, recebendo a oportunidade de assumir a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Ao seu lado foram eleitos o vereador Luiz Carlos (primeiro secretário) e José Iranildo (Pelé), como segundo secretário. O mais novo vereador da cidade, em todos os sentidos, vai administrar a Casa Dr. Benjamin Mariz pelos próximos dois anos.
      Em entrevista para o JORNAL DE MACAPARANA, JR falou de seus planos e propostas à frente da Câmara Municipal e reiterou o que disse durante a campanha política e no pronunciamento que fez em público, no dia da posse.  
- JORNAL DE MACAPARANA – Presidente JR, quais as modificações emergenciais que devem ser feitas na Casa Benjamin Mariz para a nova gestão?
- JR - Já iniciamos a reforma estrutural, onde estamos adaptando a bancada para receber mais dois vereadores, já que a casa passa a ser composta por onze membros a partir dessa gestão. Além disso, a pintura da casa está sendo restaurada e reformamos alguns cômodos do prédio para melhor atender os funcionários e os vereadores.
- JORNAL DE MACAPARANA – Esse é o mês de recesso da câmara, quando os vereadores começam a trabalhar?
- JR - Apesar de estarmos em recesso, já realizamos duas reuniões extraordinárias este ano. Primeiramente convocamos os vereadores para atender ao pedido de afastamento da vereadora Socorro. Em seguida, tivemos outra reunião para dar posse a primeira suplente da coligação Macaparana Quer Mudança, a vereadora Nil. Em definitivo, de acordo com o Regimento Interno da Câmara, a volta às atividades está marcada para o dia 1º de fevereiro.
- JORNAL DE MACAPARANA - Quais são as suas principais metas como presidente da Câmara Municipal de Macaparana?
- JR - Tenho várias metas, porém destaco que quero dar apoio coerente ao executivo, sem deixar de cumprir com um dos papéis principais da Câmara, que é fiscalizar todas as ações do município, inclusive a execução da lei orçamentária. Pretendo avaliar se há necessidade de uma reforma do Regimento Interno da Câmara, como também da Lei Orgânica do município, tendo em vista a dinâmica do desenvolvimento do nosso Estado e do País.
- JORNAL DE MACAPARANA - Sua mensagem como presidente da Câmara aos cidadãos macaparanenses.
- JR - Agradeço a Deus, aos meus familiares, amigos, correligionários, eleitores e a população macaparanense em geral pelo apoio e incentivo que vêm me dando ao longo dessa minha curta trajetória. Venho reiterar meu compromisso com a população e dizer que, agora como presidente, terei mais condições ainda de contribuir com a política e o desenvolvimento do nosso município. Assim como já me pronunciei em comícios, quero contar com a garra da juventude, mas jamais dispensar a experiência dos mais velhos. Um forte abraço a todos.

Nil assume a vaga de Socorro de Paquinha na Câmara Municipal de Macaparana


      Ivanise Ailta da Silva Mendonça, ou simplesmente Nil, assumiu a função de vereadora do município de Macaparana no último dia 07. Ela assumiu a vaga de Socorro de Paquinha (PMDB), agora Secretária de Ação Social do Município. Nil tem 36 anos, é casada com Tarcísio Mendonça, tem uma filha, Isabele, com quatro anos, e está concluindo o Curto Técnico em Enfermagem na Escola Santa Maria de Timbaúba. Durante 15 anos, ela trabalhou no Varejão Moinho Oliveira. “Foi com Ronaldo Oliveira que adquiri o conhecimento e a vontade política de participar das decisões do município”, revelou. 
      Em 2004, disputou a primeira campanha política como candidata a vereadora pelo PT – Partido dos Trabalhadores, obtendo 200 votos, mas não se elegeu. No ano seguinte, foi eleita para o cargo de Conselheira Tutelar de Macaparana, passando seis anos trabalhando na defesa da criança e do adolescente.
     Em 2008, voltou a se candidatar ao cargo de vereadora, dessa vez pelo PMDB. Atingiu 313 votos e ficou na primeira suplência da coligação. Na eleição do ano passado, ela repetiu a façanha, ficando novamente na primeira suplência.
     Como o candidato a prefeito do PMDB, Paquinha, venceu a eleição e convocou a sua esposa Socorro, eleita vereadora pelo PMDB, para auxiliá-lo na administração como Secretária de Ação Social, Nil foi convocada para assumir o lugar que sempre almejou na Casa Dr. Benjamin Mariz. “Estou assumindo um novo compromisso com o povo macaparanense em defesa de suas reivindicações”, declarou, assegurando que desempenhará o papel de vereadora com o mesmo empenho que desempenhou o de conselheira, trabalhando em prol do desenvolvimento do município, principalmente dos menos favorecidos.

REportagem do JORNAL DE MACAPARANA

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prefeitura de São Vicente beneficia 40 famílias através do Programa Minha Casa Minha Vida


       Uma semana depois do movimento de protesto realizado por populares em São Vicente Férrer, o prefeito Flávio Regis (PSDB) respondeu a pressão com um ato que dignifica a classe política nesse país cheio de péssimos exemplos.
      Em solenidade realizada na Escola Municipal Manoel Borba, o prefeito Flávio Regis assinou os contratos para a construção de 40 casas do programa Minha Casa Minha Vida 2, em parceria com o Governo Federal. A ação vai beneficiar 40 famílias que foram inscritas no programa ainda na gestão municipal anterior. O detalhe é que esses contratos deveriam ter seguido para o Ministério das Cidades, órgão responsável pelo programa, até 28 de dezembro passado. Como isso não foi cumprido pela gestão anterior, mesmo com os cadastros aprovados, os vicentinos ficariam sem suas casas.
     O atual prefeito, logo que tomou conhecimento desses desmandos, fez contato com instituições e empresas envolvidas no processo. “Verificamos que o terreno colocado à disposição do Ministério das Cidades para a construção das casas havia sido doado para outros fins, ação irregular que, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para garantir o contrato e a construção das casas”, comentou Flávio Regis.
      O diretor de projetos da construtora A3 Engenharia, Eduardo Aguiar, explicou aos presentes que depois das eleições de outubro não foi possível se estabelecer nenhum contato com a administração municipal. “Se não fosse a determinação de Flávio Regis, São Vicente Férrer teria ficado de fora do programa”, ressaltou, assegurando que estará empenhado na agilização da documentação para que as obras se iniciem no mais curto espaço de tempo.
      O assessor especial para assuntos de governo, Jadiel Lopes, dirigiu-se ao público reiterando a proposta da atual gestão, que é respeitar o direito do povo. “Este ato tem um grande significado, pois mostra o nosso objetivo de trabalharmos por todos os vicentinos, independente de sua escolha partidária”, disse.
     O prefeito Flávio Regis complementou dizendo que, diferentemente da administração passada, em sua gestão não haverá perseguições, nem revanches. “Fiquei triste com o protesto feito na semana passada, mas a minha resposta aqui está, dentro da legalidade, beneficiando a quem realmente precisa”, desabafou. O protesto a que o prefeito se referiu foi montado por populares que haviam recebido da prefeitura, a doação de terrenos na mesma área destinada ao programa Minha Casa Minha Vida. O novo gestor revogou o ato de seu antecessor e causou a insatisfação dos beneficiados. Houve protesto e queima de pneus com a interdição da rodovia.
      Para finalizar, o prefeito Flávio Regis, se comprometeu a depositar a contrapartida da prefeitura no programa, um aporte de R$ 2.500,00 por cada casa, totalizando R$ 100 mil nessa primeira etapa para a construção de 40 casas. O terreno aprovado pelo Ministério das Cidades comporta 200 residências. “Hoje foi um dos dias mais felizes de minha vida, pois vi assegurado o teto para 40 famílias vicentinas.”, declarou.   
A estimativa para a segunda etapa do Programa Minha Casa Minha Vida 2, e a construção de mais 150 casas populares para as famílias carentes do município, amenizando o déficit habitacional de São Vicente Férrer. 


Reportagem e fotos de Daniel Oliveira.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Paudalho terá pólo moveleiro



      Inserida no Arco Metropolitano a cidade de Paudalho pretende entrar de vez na rota do desenvolvimento e acompanhar o crescimento que o estado de Pernambuco vem vivendo, nos últimos anos.


     A cidade sedia a fábrica da Companhia Brasileira de Sorvetes (CBS), onde as obras da construção da fábrica anda a todo vapor. A CBS pertence ao grupo Brennand.

     O prefeito José Pereira (PSB) anunciou que o município abrigará um pólo moveleiro, que começará a se instalar ainda este ano na cidade. De acordo com o gestor o empreendimento terá 16 fábricas de móveis.

Nicodemos assume o Comanas até o próximo mês


      Postado por: Rafael Santos ás 09:00 em Agreste, Aliança, Carpina, Cidades, Destaques, Feira Nova, Mais Notícias, Mata Norte, Pernambuco, Últimas Notícias |
     Na manhã da última sexta-feira (04) na sede do Comanas (Consorcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional) a cerimônia de transição do ex-presidente, Azoka Gouveia (PT), para o vice-presidente, Nicodemos Ferreira (PSB). Nicodemos é prefeito da cidade de Feira Nova e assumiu a presidência após Azoka deixar a cadeira de prefeito da cidade da Aliança.
      O novo presidente assumiu o compromisso de dar continuidade aos projetos que estão em andamentos, como os de reduzo sólidos. “Manteremos todos os programas e projetos, principalmente o de resíduos sólidos que é um programa nacional. Temos até agosto de 2014 para extinguir todos os lixões”. Nicodemos ainda falou sobre projetos que serão desenvolvidos, durante este mandato que termina no dia 04 de fevereiro. “Estamos programando um encontro sobre agricultura familiar, que acontecerá no dia 13 de março”. Acrescentou Nicó.
      Nicodemos ficará a frente do cargo por um pouco mais de um mês, quando acontecerá as eleições para a escolha da nova presidência da instituição. Como herdou o cargo por ser vice-presidente do consórcio, Nicó manifestou o desejo de se reeleger para o cargo. “Estamos entrando em entendimento, com outros companheiros. Existe uma vontade, há um pensamento de que eu dispute as eleições, mas estamos pensando devagarinho sobre essa possibilidade”. Disse Nicodemos.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fenelon foi escolhido para o segundo mandato de procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco


     O promotor Aguinaldo Fenelon foi escolhido pelo governador Eduardo Campos para o segundo mandato de procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A votação de procuradores e promotores foi realizada no último dia 03, na sede da Procuradoria Geral de Justiça e, além de Fenelon, também haviam sido indicados os nomes de Carlos Guerra e Francisco Dirceu para a escolha do governador.
      Aguinaldo Fenelon, que é o atual procurador-geral e havia se afastado do cargo para disputar um novo mandato no biênio 2013/2015, integrou a lista tríplice com 294 votos.
"A classe me deu a honra de ter quase 80% dos votos. Concorri a uma eleição onde a minha mensagem foi entendida pelo colegiado. Os outros dois anos que eu trabalhei à frente do Ministério Público cumpri todas as metas do nosso planejamento estratégico e aproximei o Ministério Público das ruas, da sociedade. É um Ministério Público inovador, diferente", discursou Fenelon.
      Ele contou que seus planos para o novo mandato incluem o fortalecimento do Ministério Público com o combate à criminalidade. “A sociedade quer esse Ministério Público mais eficaz ainda”, disse, completando que é preciso focar na cidadania. “Precisamos ter foco na área de saúde, educação, meio ambiente, na criança e adolescente, que são focos importantes previstos no nosso planejamento estratégico", finalizou.

Festa de Reis encerra ciclo natalino


      O grupo de Cavalo Marinho camutanguense Estrela do Oriente, o Boi Brasileiro e a Estrela Brilhante de Condado e Mestre Batista de Aliança estarão ao lado do Boi Pintadinho, de Olinda, e do Boi Matuto, anfitrião do encontro que será realizado no próximo domingo, dia 06/01, na Casa da Rabeca, em Olinda, pela 18ª edição da Festa de Reis, com entrada gratuita. Essas atrações expressam a essência da cultura popular pernambucana protagonizando o espetáculo, que integra em sua programação danças, improvisos, teatro e poesia. 
      O Boi Matuto, destaque da festa foi criado há mais de 40 anos pelo próprio fundador da Casa da Rabeca, o Mestre Salustiano. Festejado sempre no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis é uma festa católica que marca a data da visita dos reis magos ao menino Jesus, em Belém, e encerra o ciclo natalino. A tradição representa o momento em que, guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade.
      Alguns municípios pernambucanos mantém a tradicional festa neste final de semana. Camutanga, Macaparana e Carpina fazem festa de rua para marcar a data.

SERVIÇO

18ª Festa de Reis 
Domingo, dia 6, a partir das 18h 
Na Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda) 
Entrada franca 
Classificação etária livre 
Informações: (81) 3371.8197 
Site: www.casadarabeca.com.br 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Comunidade vicenciana comemora dois anos da chegada de Padre Aílton e Padre Josevaldo



      Em Vicência, o dia 3 de janeiro de 2013 foi marcado pela comemoração dos dois anos da chegada dos padres Aílton Maciel (Pároco) e Josevaldo Firmino (Vigário) para a paróquia local. A comunidade vicenciana participou de uma missa na Igreja Matriz e festejou com os religiosos.
      Tanto Padre Aílton, quanto Padre Josevaldo são bastante queridos na sede e nos distritos do município de Vicência. Autoridades políticas e eclesiásticas participaram da comemoração.

Sinsemuc muda presidência


     O Sindicato dos Servidores Municipais de Carpina (SINSEMUC) promoveu uma reunião extraordinária para escolher um substituto para o lugar de Mercês Silveira, que se licenciou do cargo de presidente do sindicato para ocupar a presidência do IPMC (Instituto Previdenciário do Município do Carpina). Em nota, ela disse que está deixando a função no Sinsemuc, mas continuará no sindicato ocupando o posto de delegada e que mesmo sendo assessora do prefeito de Carpina, Carlinhos do Moinho, no setor previdenciário, manterá a mesma personalidade com postura contundente.
      O escolhido pelos associados do Sinsemuc para substituir Mercês foi Antônio Coutinho Lopes, que é esposo da presidente licenciada.

Nado reduz secretarias e afasta todos os cargos comissionados


     Logo na cerimônia de posse realizada na terça-feira (dia 1º) em Nazaré da Mata, o prefeito Egrinaldo Floriano Coutinho (Nado), do PTB, comunicou a redução pela metade do seu secretariado, além do afastamento de todos os servidores municipais de cargos comissionados.
     Dos secretários que até 2012 faziam parte da gestão, foram afastados Vicente Lobão (Secretaria de Esportes), Leonardo Martins (Secretaria de Turismo), Paulo Santana (Secretaria de Administração), Marcílio de Andrade (Secretaria de Transportes), e o ex-secretário de Obras, José Humberto. As secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Finanças não sofreram alterações.

Dr. Paulo empossado para mais um mandato em Vicência


     A posse do prefeito Paulo Tadeu e do vice Dija, em Vicência, ocorreu na noite do dia 1º no Ginásio Amaury Pedrosa. Durante todo o dia vários acontecimentos marcaram a data, entre eles a Missa em Ação de Graças celebrada na Igreja Matriz pelo Pároco Aílton Maciel e a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. O vereador Bidoga (PMDB), pertencente ao grupo do prefeito, foi o vitorioso no pleito, ficando Romeu do Povo (PT) como primeiro secretário e Augusto da Rádio (PPS) na segunda secretaria.
     A nova mesa vai reger os trabalhos legislativos em Vicência durante o biênio 2013/2014. Foram sete votos para a chapa de situação contra quatro dos vereadores de oposição que se mantiveram unidos e defendendo a chapa que apresentaram.

Carlinhos assume a prefeitura de Carpina e Tota Barreto é eleito presidente da Câmara Municipal


      O novo prefeito de Carpina, Carlos Vicente de Arruda Silva (Carlinhos do Moinho) foi empossado no dia 1º deste mês juntamente com a vice-prefeita Marta Gonçalves Guerra e os 15 vereadores que passam a compor a gestão legislativa da Câmara Municipal. 
     A solenidade, como de tradição, foi marcada por muita emoção e vibração dos populares presentes. Na hora da votação para eleger o presidente da Câmara Municipal, Tota Barreto e Capitão Marcelo disputavam voto a voto do colegiado. O primeiro a votar foi o vereador Neco da Kombi, da bancada do ex-prefeito Botafogo. Ao final da votação os escrutinadores decretaram o resultado: Tota Barreto foi eleito com 10 votos e Capitão Marcelo ficou em segundo lugar com 03 votos. Dois vereadores votaram em branco. Além de Neco da Kombi (PSDB) votaram em Tota os Vereadores Bila (PPS) e Dr. Marinaldo (PSL).
     Completando a bancada foram eleitos Jorginho Lapa, 1º Secretário, e Dudu Izidoro, 2º Secretário.
Entre os presentes a cerimônia, foi registrada a presença do ex-prefeito Joaquim Lapa, Padre Cesár, Maninho do Moinho e o ex-prefeito de Goiana Henrique Fenellon.
     No discurso de posse, Carlinhos do Moinho firmou seu compromisso com o povo de Carpina. A solenidade foi marcada com a derrubada do muro, que cerca o Parque De Eventos, e que dá acesso à comunidade do Carneiro Leão, uma das promessas de campanha do prefeito empossado.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Marinaldo Rosendo e os vereadores de Timbaúba são empossados para o mandato 2013/2016


      O prefeito reeleito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PSB), seu vice, Júnior Rodrigues e os 13 vereadores eleitos para o mandato 2013/2016 foram empossados na tarde de ontem (1º de janeiro) em solenidade realizada na Câmara Municipal. Marinaldo garantiu que vai dar continuidade ao processo de desenvolvimento para Timbaúba iniciado na gestão passada. Prometeu maior empenho para nas negociações para trazer investimentos industriais que gerem mais emprego e renda no município e agradeceu a população pela oportunidade de continuar à frente da administração pública de Timbaúba.
      A reunião atendeu também o protocolo estabelecido pela Lei Orgânica Municipal que prevê a eleição da Mesa Diretora da Casa Dr. Manoel Borba para o novo biênio. O vereador João Gomes Coutinho (João Tubarão) foi reconduzido ao cargo com 11 votos. Ulisse Felinto e Severino Gomes Tiba, tiveram um voto cada. Tubarão será secretariado pela vereadora Ivaneide Ferreira (1ª secretária) e Jacinto Ferreira Lima (2º secretário).
      

Armando Pimentel volta a ser prefeito de Camutanga


      Camutanga voltou a ter Armando Pimentel à frente da administração municipal nesta terça-feira, dia 1º de janeiro de 2013. A solenidade de posse do novo prefeito, vice e vereadores aconteceu no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Monsenhor Júlio Maria e contou com a presença de várias autoridades locais e de um grande número de populares.
      Armando Pimentel assume a prefeitura de Camutanga pela 3ª vez. Ele já havia dirigido o município de 2000 a 2008, agora retorna ao cargo afirmando que vai colocar Camutanga no ciclo de desenvolvimento em que o Estado de Pernambuco vem vivenciando, do qual a cidade ainda não está inserida.
      Durante a solenidade de posse também aconteceu a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal. O vereador Sílvio Pimentel foi eleito presidente da casa, tendo como 1º secretário o vereador Ricardo Almeira e 2º secretário Fernando de Vunda.

Paquinha toma posse como prefeito de Macaparana


     Paulo Barbosa (Paquinha) foi empossado prefeito de Macaparana em cerimônia realizada no Macaparana Club no dia 1º de janeiro. A solenidade contou com a celebração de uma missa de ação de graças na Igreja Matriz em reforma, celebrada pelo Monsenhor Orlando Nascimento, pároco do município, a posse dos vereadores e eleição da mesa diretora da Câmara no Macaparana Clube.
      O deputado estadual Antonio Moraes compôs a mesa dos trabalhos que foi dirigida pela vereadora Antonieta Cristina Cavalcanti de Morais Sarinho (Tonica), a mais votada na eleição de 2012, e depois pelo presidente eleito da Câmara Municipal, vereador Adaias JR. Paquinha e Luciano Moraes (vice-prefeito) foram empossados sob o aplauso dos macaparanenses que lotaram as galerias improvisadas no clube. 
      “Defenderei e cumprirei a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado de Pernambuco e a Lei Orgânica do Município de Macaparana, promoverei o bem geral do Município e desempenharei com lealdade e patriotismo as funções do cargo de prefeito”, prometeram os empossados.
Logo após o ato de posse, os participantes da solenidade seguiram em passeata até o prédio da Prefeitura, onde Paquinha e Luciano assinaram o termo no livro oficial e assumiram a administração municipal para o mandato de 2013 a 2016.


CDL Macaparana entrega prêmios aos sorteados na campanha Natal Premiado


     A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaparana realizou a entrega dos prêmios sorteados na Promoção Natal Premiado 2012, dia 30 de dezembro no auditório da entidade. A diretoria, associados e familiares dos contemplados participaram da solenidade. A campanha Natal Premiado vem sendo realizada anualmente pela CDL de Macaparana com o intuito de aquecer as vendas no período natalino.
O presidente Ronaldo Oliveira fez um discurso de agradecimento, informou sobre os números da campanha, sua relevância para o processo de desenvolvimento do comércio local e convidou os diretores da CDL para promoverem a entrega dos prêmios aos sorteados nop último dia 28 de dezembro. A primeira a ser chamada foi Maria José da Silva Ferreira, ganhadora de uma batedeira, que reside no Sítio Feira Nova em Salgado de São Felix.
      O vice-prefeito e também comerciante do município, Luciano Moraes, participou do momento festivo e acompanhou a alegria de Elza Amélia da Silva e seus familiares, a ganhadora da Moto Honda zero quilômetro, maior prêmio oferecido na promoção.
1º Prêmio - 01 batedeira - Maria José da Silva Ferreira - Sítio Feira Nova - Salgado de São Félix;
2º Prêmio - 01 batedeira - Manoel Pereira da Silva - Sitio Rincão – Macaparana;
3º Prêmio - 01 batedeira - José Caio Silva da Purificação - Margem da PE 89 km 19  - Macaparana;
4º Prêmio - 01 batedeira - Josefa Coutinho da Silva - Travessa João Francisco, 74 – Macaparana;
5º Prêmio - 01 liquidificador - Vandenaldo Ribeiro Leite - R. Luiz João Ferreira – Aroeiras;
6º Prêmio - 01 liquidificador - Margarida do Nascimento Silva - R. Herculano Cabral, 08 – Macaparana;
7º Prêmio - 01 DVD - Feliciana Alves Pereira - Travessa Otoniel Moura, 50 – Macaparana;
 8º Prêmio - 01 DVD - Alexandro Robson da Silva - Av. Cinquentenário, 104 A – Macaparana;
9º Prêmio - 01 vale compras de R$ 250.00 - Weverton de Paula Silva - Rua Raimundo Francisco da Silva, 37 – Macaparana;
10º Prêmio - 01 vale compras de R$ 250,00 - Fábio José da  Silva Lima - Av. Bernardo longo, 246 – Macaparana;
11º Prêmio - 01 vale compras de R$250,00 - Suzete Emídio B. de Barros - Av. José de Souza Oliveira, 173 – Macaparana;
12º Prêmio - 01 vale compras de R$ 250,00 - Marizete Maria Gabriel da Silva - Rua José Gomes de Andrade, 64 – Macaparana;
13º Prêmio - 01 microoondas - Severina Maria da Silva - Sítio Cardoso – Macaparana;
14º Prêmio - 01 bicicleta - Severina Pereira de Andrade - Loteamento Macapazinho, 286 – Macaparana;
15º Prêmio - 01 bicicleta - Vicência Correia da Silva - R. Manoel Gomes de Andrade, 12 – Macaparana;
16º Prêmio - 01 máquina de lavar 6 kg - Antonio Germano dos Santos - R. Clóvis Gomes, 335 – Pirauá, Macaparana;
17º Prêmio - 01 computador - Jéssica Melo da Silva - Av. 21 de Abril, 05 – Macaparana;
18º Prêmio - 01 geladeira - Leandra Severina da Silva - R. João Alves de Araujo, 10 – Macaparana;
19º Prêmio - 1 Tv LCD 32” - Josivânia Marinho da Silva - R. Antonio Francisco, 37 – Macaparana;
20º Prêmio - 01 Moto 0 km - Elza Amélia da C. Silva - R. Gov. Nilo Coelho 37 – Macaparana;

Justiça obriga prefeitura de Timbaúba a colocar de volta as tendas da Caixa Econômica e Lotérica da cidade

Ulisses Felinto Filho O juiz da 2ª Vara de justiça da Comarca de Timbaúba, Dr. Danilo Felix Azevedo, concedeu liminar em resposta a Ação Civ...