quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Fazedores de cultura de Timbaúba denunciam o abandono do prédio histórico do Cacareco, que se encontra infestado por aves e insetos transmissores de doenças



      Depois de um debate promovido no programa Conversa Franca, da Nova Timbaúba FM, artistas e fazedores de cultura do município de Timbaúba encaminharam denúncia ao Ministério Público sobre o estado de abandono do Cine Recreios Benjamin (Cacareco), prédio tombado pelo patrimônio histórico de Pernambuco, que tornou-se um perigo para a saúde pública, principalmente pela infestação de bombos em suas dependências, também se tornando o local ideal para proliferação de mosquitos e ratos depois do desabamento de parte do teto, que ocorreu a cerca de três anos.
      O prédio foi desapropriado pela prefeitura em 2013, mas nenhum projeto de restauração foi apresentado até o momento. Sem parte do teto, sem nenhum tipo de manutenção, sem escoamento para a água das chuvas que se acumula nos antigos camarins do subsolo, o local é a demonstração clara do descaso das políticas públicas locais no tocante a cultura, preservação do patrimônio, saúde e de dois dos princípios fundamenteis da administração pública, a moralidade e a eficiência.
      A inércia do serviço de vigilância sanitária do município é algo de se admirar, especialmente porque no entorno do Cacareco existe um prédio de cinco andares, parcialmente abandonado, onde os pássaros também deixam seus excrementos há décadas. E estamos falando de um quadro crítico que está presente bem no centro comercial da cidade.
      A denúncia feita ao Ministério Público pede providências no tocante a responsabilidade pelo bem em questão, assim como as devidas medidas providenciais urgentes para a contenção dos riscos hora apresentados. Quanto a questão da restauração para os fins ao qual o espaço se destina, além das denúncias e pressão da sociedade, ainda será preciso que haja vontade política por parte dos administradores municipal e estadual.
      A visão atual desse honrado espaço cultural histórico de Pernambuco é, na verdade, uma das maiores vergonhas administrativas que, tanto a atual gestão municipal, quanto a gestão estadual, terão que dar explicações ao Ministério Público.   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justiça obriga prefeitura de Timbaúba a colocar de volta as tendas da Caixa Econômica e Lotérica da cidade

Ulisses Felinto Filho O juiz da 2ª Vara de justiça da Comarca de Timbaúba, Dr. Danilo Felix Azevedo, concedeu liminar em resposta a Ação Civ...